Jornal do Tempo | Notícias

Setembro começa quente no Brasil, mas nova massa de ar polar chega ao centro e sul do país nos próximos dias

02/09/2013 10:03:00

Por: Deliane Assis

Setembro, o último mês do inverno, começou com temperaturas altas em todo o Brasil. Nesta segunda-feira, os termômetros chegam aos 25°C na maior parte da Região Sul, sendo que no noroeste do Paraná faz calor de até 30°C. Aliás, a máxima passa dos 30°C na maior parte do país hoje, sendo que em Mato Grosso, Piauí e Maranhão, e na parte da Região Norte, o dia será extremamente quente, com valores de até 40°C.

No entanto, uma nova massa de ar polar avança sobre o centro e sul do país a partir de amanhã e volta a fazer frio em algumas regiões. Segundo os meteorologistas da Somar, essa mar de ar frio será mais fraca que as anteriores, mesmo assim, na madrugada de quarta-feira a mínima oscila entre 0°C e 2°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, entre 3°C e 6°C no sul de Santa Catarina e entre 6°C e 9°C no sul do Paraná. À tarde, a máxima oscila entre 12°C e 18°C em todo o Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e leste do Paraná.

No Sudeste, as temperaturas passam dos 30°C na maior parte da Região até amanhã. Na quarta-feira, a máxima entra em acentuado declínio no sul e leste de São Paulo, centro e sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. No sul paulista, por exemplo, os termômetros não passam dos 18°C. No decorrer da semana, o declínio da temperatura também atinge o Espírito Santo, leste de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro, com máximas em torno dos 24°C. A partir do fim de semana, no entanto, o calor retorna para todo o Sudeste.

No Centro-Oeste, apesar da passagem de uma frente fria, a temperatura permanecerá muito elevada na maior parte da Região nos próximos dias. Somente em Mato Grosso do Sul, espera-se diminuição do calor até a quinta-feira. A partir da sexta-feira, os termômetros voltam a subir em Mato Grosso do Sul e toda a Região deverá permanecer com temperaturas elevadas até pelo menos 16 de setembro.

Os dias serão ainda mais quentes no Norte e Nordeste do Brasil, com máximas de quase 40°C em boa parte dos Estados do Norte e entre o Maranhão e o Piauí. Apenas no centro, leste e sul da Bahia, a passagem de uma frente fria entre a quarta-feira e o sábado causa acentuado declínio da temperatura e a máxima não passa dos 24°C nessas regiões.

Últimas notícias

Buscar notícias