Jornal do Tempo | Notícias

Depois de 5 meses, São Paulo volta a registrar volume significativo de chuva

Sistema Cantareira fica estável após dia de chuva em SP, acumulado na região chegou aos 22,2mm

03/09/2014 07:53:00

Por: Aline Cardoso

A notícia é ótima, choveu na capital paulista e também no Sistema Cantareira, finalmente. Vale salientar que não é porque chove na região metropolitana é que chove no Cantareira. As pessoas associam a chuva na cidade de São Paulo ao Cantareira, mas não é bem assim, o Sistema Cantareira fica localizado no interior de São Paulo, mais precisamente ao norte paulista e também no sul de Minas Gerais.

Vamos ao que interessa, a chuva que começou ontem a noite em diversas cidades acumulou entre 20 a 30mm espalhados por praticamente todo o Estado. Na capital paulista foram 17mm segundo dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. Não chovia assim desde o dia 16 de abril.

[*BNível do Cantareira não caiu de ontem para hoje devido à chuvaB*]

Chuva atingiu o Sistema Cantareira, que hoje se mantem nos 10,7% de sua capacidade total. A chuva que caiu nesta última madrugada conseguiu pelo menos manter o nível. Ontem, o volume também era de 10,7% na bacia. Em setembro, o normal é que chova 91,9mm. E nestes 3 primeiros dias do mês, a chuva acumulou 29,9mm.

[*BVentos ultrapassaram os 60km/h em grande parte do Estado na noite de ontemB*]
[*BB*]
Além da chuva, veio o vento. As rajadas passaram dos 70km/h em diversas cidades, como por exemplo em Barretos, Casa Branca e Pradópolis, e acima dos 60km/h em Barra Bonita, Barueri, Itapeva, Ituverava, Jales, Rancharia, São Carlos e São Miguel Arcanjo nesta madrugada.


[*BQuarta-feira amanheceu com semáforos quebrados e trânsito na capital paulistaB*]

A chuva deixou mais de 50 semáforos com defeitos e 3 pontos de alagamento transitáveis. A fila de carros chegou aos 81km, mas este índice é considerado dentro da média para o horário. No interior, há registro de queda de árvores em Ribeirão Preto devido à ventania.


[*BQuarta-feira será de chuva, inclusive no Sistema CantareiraB*]
[*BB*]
As chuvas se espalham mais hoje e vai beneficiar as áreas agrícolas e de abastecimento. De acordo com os meteorologistas da Somar, a precipitação vem acompanhada de trovoadas e ocorre intercaladas com períodos de melhoria, o que permite mais um dia abafado. As temperaturas seguem altas em todo os Estado, com máxima de 28ºC na capital, 30ºC em Campinas e 34ºC em Ribeirão Preto.

Últimas notícias

Buscar notícias