Jornal do Tempo | Notícias

Calor: temperaturas chegam aos 40°C no Paraná esta semana

Termômetros ficam 10°C acima da média e umidade do ar abaixo de 15%

13/10/2014 10:37:00

Por: Rafaela Vendramini

A primavera apronta dessas: no dia 4 de outubro a temperatura em Londrina, norte do Paraná, não passou dos 25°C, mas nesta semana o calor será intenso e os termômetros vão chegar aos 37°C na cidade, 10°C acima do normal para esta época do ano. Além disso, a meteorologia alerta para a baixa umidade do ar, que será de apenas 12% amanhã e colocará o município em estado de emergência.

Maringá também deve entrar em estado de emergência por causa da baixa umidade do ar e para piorar, a temperatura máxima será de 39°C até o fim de semana. Nessa situação crítica de baixa umidade, a recomendação é evitar exercícios físicos ao ar livre das 10h às 16h, consumir muita água, usar soro fisiológico nos olhos e nariz e umidificar o ambiente.

O calorão toma conta de boa parte do Estado e um dos locais com as maiores temperaturas deve ser Foz do Iguaçu. A cidade das Cataratas terá máxima de 39°C até quarta-feira e depois os termômetros passam a marcar 40°C. “No oeste paranaense, a umidade do ar só não será tão baixa porque o corredor de umidade da Amazônia está passando por essa área”, explica o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira.

Nas capitais da região Sul, a primeira metade da semana será com temperaturas mais baixas. Em Curitiba os termômetros caem de 32°C amanhã para 29°C na quarta-feira e depois voltam a subir, chegando aos 34°C. Em Florianópolis a terça-feira terá máxima de 27°C, mas no fim de semana fará calor de 33°C. Em Porto Alegre a temperatura salta de 21°C para 32°C em três dias.

Esse calor está com os dias contados, entre o domingo, dia 19, e o dia 27 de outubro, uma segunda frente fria promete provocar declínio ainda mais acentuado da temperatura em toda a região Sul.

Últimas notícias

Buscar notícias