Jornal do Tempo | Notícias

Excesso de chuva nas lavouras de trigo deve aumentar preço do pão

Apesar do aumento na área plantada, consumo do trigo será maior esse ano no Brasil

16/10/2014 16:23:00

Por: Rafaela Vendramini


A produção de trigo no Brasil esse ano será maior que em 2013 por dois motivos: primeiro pelo aumento na área plantada e segundo pelas boas condições do clima, já que no ano passado o Paraná teve grandes perdas por causa das geadas. Mesmo assim, não deve atender a demanda interna, que será quase o dobro do que será produzido. A situação deve se agravar, pois o excesso de chuvas no Sul vai diminuir a qualidade do grão no Rio Grande do Sul.

Mesmo que a produção de trigo seja maior, o preço do pão nas padarias deve subir nos próximos meses. De acordo com dados do último levantamento de safras da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a área planta em 2014 é 22,1% maior do que no ano passado. Nesta safra a produção deve chegar a 7,7 milhões de toneladas, porém a demanda continua aquecida e deve chegar a 12,2 milhões de toneladas.

O Paraná, que foi castigado pelas geadas no ano passado, terá um aumento de 116,8% na produção. Mas, o Estado gaúcho é que sofre com o clima em 2014. As chuvas torrenciais, que atingem as áreas produtoras de trigo, podem aumentar a disseminação de doenças fúngicas, por causa da falta de luminosidade, umidade e temperaturas altas, ideais para a propagação dos agentes de contaminação.

A colheita no Rio Grande do Sul vai começar, se o clima colaborar. Cerca de 15% das lavouras estão em fase de maturação. A produção de trigo no Estado deve ficar ainda em torno dos três milhões de toneladas.

As chuvas que ainda vão acontecer no Rio Grande do Sul até o fim de semana podem trazer perdas não só de produtividade, mas também na qualidade do grão, o que pode aumentar ainda mais o preço dos produtos derivados do trigo. Hoje é o Dia do Pão e quem não vive sem esse alimento deve aproveitar, porque essa comemoração não deve durar muito, já que o produto deve ficar mais caro.

Segundo a previsão da Somar Meteorologia, somente na semana que o tempo volta a abrir e as condições ficam favoráveis à colheita de trigo no Sul.

Últimas notícias

Buscar notícias