Jornal do Tempo | Notícias

Recorde de temperatura: Fim de semana será de calor histórico em grande parte do país

Termômetros vão ficar próximos aos 40ºC em SP, MG, GO,MT, MS e PR

17/10/2014 11:47:00

Por: Aline Cardoso

Os termômetros estão elevados em todo o Brasil desde o início da semana, mas será no sábado e domingo, que eu o calor chega à seu ápice. “Teremos temperaturas máximas mais elevadas da história em várias cidades brasileiras neste fim de semana”, comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

O calor vai ser extremo sobre o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, incluindo o Estado do Paraná. “Os recordes de temperatura serão vistos em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná”, afirma Oliveira. As temperaturas vão ficar próximas aos 40ºC.

Além do calor intenso, a novidade será as chuvas de fim de tarde, inclusive em São Paulo. A precipitação não vai aumentar o nível do Cantareira (que está em 3,9% hoje) e virá acompanhada de trovoadas e ventos fortes.

No Nordeste, a previsão é para chuva isolada na costa nordestina e no interior do Maranhão e Piauí. “Para quem quer aproveitar a praia, a boa notícia é que a chuva acontece somente na madrugada e nas primeiras horas da manha, o que garante um fim de semana bem proveitoso na região”, destaca Celso. Já na região Norte, além do calor, a previsão é de pancadas de isoladas no fim da tarde, principalmente no Pará, Amazonas e Roraima.

[*BMeteorologia indica chuva para o Sudeste e Centro-Oeste na próxima semanaB*]

O calorão diminui e volta a chover sobre todo o Brasil no início da próxima semana devido a passagem de uma nova frente fria, segundo informações da Somar Meteorologia. A temperatura diminui no Sul, com termômetros na casa dos 20ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias