Jornal do Tempo | Notícias

Praias brasileiras são opções ideais no verão

Confira onde aproveitar as férias da melhor forma segundo a previsão do tempo

15/01/2017 17:48:00

Por: Ana Clara Guerra

A estação mais quente do ano começou há menos de um mês em todo o Hemisfério Sul e nesta época do ano, muitas pessoas programam suas férias para viajar com a família e os amigos, mas qual seria o destino ideal segundo a previsão do tempo?

Por ser um período chuvoso, é comum que ocorram pancadas de chuva, mas elas geralmente acontecem no fim da tarde, ou seja, são típicas de verão e não comprometem os dias de viagem.

Segundo a Somar Meteorologia, o lugar ideal para a estação é o Nordeste do país, especialmente a faixa leste, já que por lá o tempo deve continuar seco e quente nos próximos meses.

Por conta do enfraquecimento do fenômeno La Niña ao longo do verão, a condição de chuva retorna à região Sudeste, porém, as áreas litorâneas como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo são aproveitáveis em alguns períodos.

“O litoral da região Sul também vai ser um destino favorável entre fevereiro e março, conforme as instabilidades avançam para o Centro-Norte do país e na região Centro-Oeste, a previsão é de chuva, mas ela não atrapalha completamente os passeios em lugares turísticos, como Pantanal e Bonito”, comenta a meteorologista Graziella Gonçalves.

Diferente dos últimos anos, a partir de agora as temperaturas não devem ficar tão elevadas em boa parte das regiões brasileiras, mas a sensação de abafamento continua. Segundo os modelos meteorológicos, o calor não será tão persistente porque não há expectativa de longos períodos de tempo aberto. “A dica para saber se as temperaturas ficarão altas é olhar para o céu. Se ele estiver sem nuvens, a possibilidade de calor é maior, mesmo que tenha previsão de chuva ao longo do dia”, ressalta Gonçalves.

Últimas notícias

Buscar notícias