Jornal do Tempo | Notícias

SP tem quase 50% da chuva esperada para janeiro em menos de 12 horas

Chuva deve continuar volumosa nos próximos dias

16/01/2017 11:03:00

Por: Ana Clara Guerra

A cidade de São Paulo começou a semana com chuva volumosa, com transtornos em muitas áreas da capital paulista, como transbordamentos de córregos na zona leste e norte entre a noite de domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16). De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma mulher morreu afogada ao ter o carro arrastado pela enxurrada em um córrego de Guarulhos. Além disso, dezenas de ocorrências foram registradas devido aos diversos pontos de alagamentos.

Até o momento, esta é a maior chuva do ano na cidade de São Paulo e também a maior em 24 horas para um mês de janeiro desde 1949. De acordo com os dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a estação meteorológica no Mirante de Santana registrou 115mm, o que representa 48% do esperado para o mês de janeiro, de 238,7mm.

A chuva não deve dar trégua nos próximos dias em São Paulo. A previsão da Somar Meteorologia é de novos episódios de pancadas fortes a partir da tarde desta segunda-feira, por conta de duas áreas de baixa pressão atmosféricas próximas à região Sudeste e que ajudam a organizar um corredor de umidade em boa parte do Estado paulista. Com isso, não está descartada a possibilidade de novos extravasamentos de córregos no fim do dia.

A terça-feira (17) será com tempo instável e pancadas a qualquer hora do dia. Por conta das chuvas frequentes, há novamente o risco para transtornos e alagamentos em algumas áreas da Grande São Paulo. Já na quarta-feira (18), a chuva continua e o tempo fica nublado, por conta de uma área de baixa pressão atmosférica no oceano que organiza umidade sobre todo o Sudeste e esta condição deve continuar até o fim desta semana.

O calor vai continuar?
Com o excesso de chuva nesta semana, as temperaturas devem ser mais baixas em São Paulo. As mínimas pela manhã variam entre 20ºC e 22ºC, mas as máximas declinam de 28ºC previsto para esta segunda-feira para 25ºC a partir de terça-feira. Segundo os meteorologistas da Somar, as máximas só voltarão a subir na última semana de janeiro.


Últimas notícias

Buscar notícias