Jornal do Tempo | Notícias

Brasília inicia racionamento de água nesta segunda-feira (16)

Chuva deve ser volumosa no Distrito Federal nos próximos dias

16/01/2017 16:37:00

Por: Ana Clara Guerra

O racionamento de água no Distrito Federal começa nesta segunda-feira (16) devido ao estado crítico da Barragem de Descoberto, que abastece mais de 1,8 milhão de pessoas. Segundo a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental), a medida tem como objetivo assegurar a capacidade hídrica para o próximo período de seca.

De acordo com a Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energias e Saneamento Básico do Distrito Federal), Descoberto opera com 19,12% de sua capacidade nesta segunda-feira, enquanto que o manancial Santa Maria está com 41,14%.

O racionamento será em ciclo de seis dias, sendo um dia com interrupção completa, dois dias de estabilização e mais três de fornecimento normal. Quando estiver na fase de estabilização, a água retorna ao consumidor de forma gradativa e no sétimo dia, o corte de abastecimento será retomado. Segundo a Caesb, as áreas afetadas são Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Santa Maria, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires.

Os moradores de Brasília também terão interrupção do fornecimento de água, com pressão reduzida a partir de 30 de janeiro nas áreas abastecidas pelo reservatório de Santa Maria e com isso, não haverá rodízio no Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Paranoá, Varjão, Itapoã e Jardim Botânico.

A previsão da Somar Meteorologia é de chuva volumosa sobre o Distrito Federal ao longo desta semana, o que deverá favorecer na elevação dos dois reservatórios, porém não é garantia de uma normalização em relação ao abastecimento. Já as temperaturas máximas devem ficar mais baixas, por conta do excesso de nuvens e deve oscilar entre 24ºC e 27ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias