Jornal do Tempo | Notícias

Chuva intensa provoca transtornos na capital baiana

Temporais causaram alagamentos e deslizamentos de terra em Salvador no fim de semana e chuva ainda deve voltar a acontecer nos próximos dias

11/12/2017 17:28:00

Por: Monique Gentil

Com a atuação da tempestade tropical, nomeada pela Marinha como Guará, entre Bahia e Espírito Santo, chuvas volumosas atingem a região e causam transtornos na região metropolitana de Salvador desde o fim de semana. O fenômeno, junto a outras áreas de instabilidade que atuam na faixa central do país potencializa as precipitações principalmente no interior do Nordeste durante esta semana, segundo a previsão da Somar Meteorologia.

De acordo com os dados da estação de medição de Rio Sena do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) a capital baiana registrou aproximadamente 79mm de chuva neste fim de semana, pouco mais que a metade da média do mês, que é de 142,8mm. Pelo menos 13 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil apenas no sábado (09), entre elas, quatro alagamentos de imóveis, três ameaças de desabamento, uma queda de árvore, dois destelhamentos, além de dois deslizamentos de terra.

A previsão da Somar Meteorologia é de chuva em todo o interior nordestino até o final da semana. Com maiores volumes concentrados no oeste e sul da Bahia, onde o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o alerta para alagamentos e deslizamentos até esta terça-feira (12). Já na quinta-feira (14) o destaque é o Maranhão, onde os acumulados podem passar dos 80mm até a sexta-feira (15) na região de Açailândia.

Na faixa entre o norte do Maranhão e o Rio Grande do Norte, a chuva ocorre apenas em forma de pancadas isoladas no fim da tarde e durante a madrugada. O calor predomina com temperaturas acima dos 30ºC na maior parte do Nordeste, com exceção das áreas onde a nebulosidade é mais persistente e mantém as máximas entre 25ºC e 28ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias