Jornal do Tempo | Notícias

Cidades no norte do Espírito Santo recebem chuva acima da média

Precipitações continuam na faixa norte do Estado até o fim de semana e deixam a área em alerta para transtornos

14/12/2017 17:42:00

Por: Monique Gentil

Temporais atingem o Espírito Santo desde o início do mês e causaram alagamentos e deslizamentos de terra que deixaram mais de 40 famílias desalojadas. De acordo com o INMET (Instituo Nacional de Meteorologia) o volume de chuva já ultrapassou a média do mês em cidades ao norte do Estado capixaba, que segue em alerta para transtornos até o fim de semana.

Segundo a meteorologista Juliana Resende, da Somar Meteorologia, os temporais mais intensos registrados nos últimos dias, foram provocados principalmente pela combinação de áreas de baixa pressão que passam pelo Oceano e atraem a umidade da Amazônia. No início da semana, a passagem de uma tempestade subtropical nomeada pela Marinha como Guará, provocou acumulados elevados de chuva na costa e norte do Estado.

Na região de São Mateus, os volumes de chuva já ultrapassaram a média de dezembro que é de 153,4mm em 65%, com 252,5mm acumulados, sendo que 134mm foram registrados entre esta segunda-feira (11) e quinta-feira (14). Na capital Vitória, a chuva chega perto do esperado para o mês, com 182,5mm acumulados, ante a média de 195,2mm.

“As instabilidades ainda devem continuar por todo o Estado até este fim de semana, com maiores volumes concentrados na faixa norte e no litoral, ainda assim, os acumulados devem ser menos expressivos comparados aos últimos dias. Já na próxima semana, a chegada de uma frente fria pela região Sul, deve atrair a umidade da Amazônia e a chuva dá uma trégua no Estado capixaba, retornando de forma significativa apenas na virada do mês”, afirma Resende.

Últimas notícias

Buscar notícias