Jornal do Tempo | Notícias

Verão inicia com chuvas no Centro-Sul

A nova estação começa na próxima semana e conta com chuvas e temperaturas elevadas

15/12/2017 16:19:00

Por: Wagner Nascimento

O padrão de chuvas e temperaturas elevadas se mantém no Brasil ao longo da próxima semana, que marca o encerramento da primavera e a entrada do verão na quinta-feira (21). A precipitação perde força na porção leste do país e aumenta no Centro-Sul.

Segundo a Somar Meteorologia, os acumulados retornam à região Sul a partir da segunda-feira (18), concentrados nos Estados de Santa Catarina e Paraná. “As chuvas continuam por toda a semana e ficam ainda mais intensas depois do feriado de Natal”, comenta o meteorologista Celso Oliveira. A chegada de uma massa de ar frio deixa as mínimas entre 15ºC e 18ºC e as máximas também registram queda, chegando a valores próximos a 27ºC, principalmente no Estado gaúcho. Na capital Porto Alegre, o valor pode chegar a 23ºC na segunda-feira, após uma máxima de 33ºC prevista para o domingo (17).

As chuvas migram para o Centro-Sul na próxima semana e as regiões Sudeste e Centro-Oeste ainda recebem volumes. “A chance de precipitação aumenta ao longo dos dias no Estado paulista, principalmente na capital”, comenta Oliveira. As chuvas reduzem no norte de Minas Gerais e Espírito Santo e ganham força no sul mineiro e fluminense.

No Centro-Oeste, o destaque de precipitação continua valendo para o norte do Mato Grosso e Goiás. As máximas se elevam nas duas regiões e ficam próximas a 30ºC, com exceção do Mato Grosso do Sul, que terá calor intenso devido ao tempo firme.

Os volumes de chuva, na região Nordeste, se concentram no interior. O sul dos Estados do Maranhão e Piauí segue com chuvas espalhadas. Conforme os dias avançam para o fim do mês, o tempo instável perde intensidade no Nordeste. As temperaturas máximas ficam mais amenas no interior, mas a sensação de calor ainda predomina nas capitais.

No Norte, a Alta da Bolívia mantém chuvas generalizadas na região. Os maiores volumes são para o Pará, Rondônia e Amazonas. O calor continua em todos os Estados, embora sem valores extremos.

Últimas notícias

Buscar notícias