Jornal do Tempo | Notícias

Norte mineiro tem chuvas excessivas

Em algumas cidades, o volume ultrapassou a média de fevereiro nos primeiros dias do mês

08/02/2018 15:57:00

Por: Wagner Nascimento

Os acumulados elevados em Minas Gerais provocaram, na quarta-feira (07), o transbordamento do Rio Doce, que já atinge bairros ribeirinhos de Governador Valadares.

Nesse município mineiro, os volumes de chuva chegaram, até agora, a 231,4mm, conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Os acumulados superam em cerca de 80% a média, que é de 129,2mm. Na capital Belo Horizonte, o acumulado chegou a 157,9mm, o que representa 77% dos 206,3mm esperados no mês.

Em janeiro, as chuvas foram frequentes no centro e norte do Estado de Minas Gerais. A precipitação ultrapassou os 100mm em cidades dessas áreas. Em oito dias de fevereiro, as instabilidades seguem concentradas no norte mineiro e o INMET já registra acumulados superiores à média mensal de algumas cidades. Em Montes Claros, as chuvas chegaram a 271mm, cerca de 190% a mais que o esperado, que é de apenas 94,2mm.

De acordo com a Somar Meteorologia, a tendência de tempo instável continua no Estado, inclusive na capital. “O padrão de chuva muda, com dias de tempo mais ensolarados e pancadas à tarde na próxima semana”, afirma o meteorologista Celso Oliveira. Ao longo dos dias, a precipitação migra para áreas ao sul do Estado.

Últimas notícias

Buscar notícias