Jornal do Tempo | Notícias

Chuvas avançam para o interior do país na próxima semana

Norte e Nordeste voltam a receber os maiores acumulados até o próximo sábado (17)

09/02/2018 12:32:00

Por: Monique Gentil

A chegada de uma frente fria atrai as instabilidade que provocaram chuva volumosa na metade norte do país nos últimos dias para o Centro-Sul durante o fim de semana, mas na próxima semana, as precipitações voltam a avançar pela região central e retornam para o Norte e Nordeste.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, o tempo firme vai voltar a predominar na segunda-feira (12) no Rio Grande do Sul, após um domingo nublado. “O destaque no início da próxima semana é o friozinho que toma conta do Estado gaúcho, as temperaturas máximas chegam aos 35ºC em Porto Alegre no sábado (10), mas não passam dos 23ºC na segunda, com mínimas de 15ºC na terça e na quarta-feira (15)”.

Já entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a chuva ganha força entre a segunda e a terça-feira de Carnaval. As temperaturas também ficam mais amenas, com máximas abaixo dos 25ºC no leste catarinense e em Curitiba.

O sistema perde força na quarta-feira de Cinzas, mas pancadas ainda atingem toda a faixa central do país, desde o Mato Grosso até o Rio de Janeiro, passando por Goiás, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais, enquanto a chuva volta a ganhar força entre Norte e Nordeste.

Na quinta e sexta-feira (16), as precipitações aumentam do Amapá ao Rio Grande do Norte, mas a chuva mais volumosa acontece entre o Acre e o este do Amazonas.

Apenas no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, é que o tempo continua firme na maior parte da semana. “Por lá, as precipitações devem passar apenas entre a quinta e a sexta-feira, mas serão apenas pancadas rápidas, fracas e isoladas”, afirma Oliveira.

Últimas notícias

Buscar notícias