Jornal do Tempo | Notícias

Chuva retorna às pastagens da Campanha gaúcha

Após vinte dias de tempo mais seco, a chuva retorna às áreas de pastagem da Campanha gaúcha

20/04/2018 16:05:00

Por: Livia Fernanda

Após vinte dias de tempo mais seco, a chuva retorna às áreas de pastagem da Campanha gaucha que vem tendo problemas com essa condição, e nos próximos dias, os pecuaristas ainda precisam ter atenção com o manejo do rebanho.

Na primeira quinzena do mês de abril, ventos de oeste que sopraram a mais de 10km de altitude fizeram com que as frentes frias que se formassem ao sul do Rio Grande do Sul e fossem rapidamente afastadas para o oceano. E assim, estes sistemas frontais não conseguiram organizar umidade e provocar chuvas significativas na maior parte do estado gaúcho.

Por causa do tempo mais seco dos últimos dias o índice de água disponível no solo está baixo nas áreas de fronteira com o Uruguai, com valores em torno de 50%. Segundo a EMATER-RS, isso fez com que a oferta de pastagens diminuíssem nas áreas da Campanha, tornando o manejo do rebanho mais difícil na região.

Apesar do fim da estiagem, os pecuaristas devem seguir cautelosos com o manejo do gado. Isto porque, apesar da chuva retornar, as temperaturas durante a tarde seguem elevadas na região e o volume de chuva previsto não é alto, com isso a água evapora rapidamente e não deve contribuir para um aumento drástico da umidade no solo.

Últimas notícias

Buscar notícias