Jornal do Tempo | Notícias

Temperaturas se elevam nesta semana em São Paulo

Segunda-feira (11) deve registrar máxima de 27ºC na capital paulista

11/06/2018 13:54:00

Por: Redação Somar

A cidade de São Paulo começou a semana com tempo bastante diferente em comparação aos últimos dias. Enquanto a segunda-feira (04) foi de nebulosidade, pancadas de chuva e muito frio após a passagem de uma frente fria, com máxima de apenas 17,2°C, a segunda-feira (11) conta com predomínio de sol e temperaturas elevadas.

O dia já começou com tempo mais agradável e a mínima registrada foi de 16°C segundo os dados da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), e no período da tarde, a máxima prevista é de 27°C segundo a Somar Meteorologia. Praticamente 10°C a mais do que foi registrado na semana anterior.

Esse calor fora de época é resultado de uma condição pré-frontal, ou seja, antes da frente fria chegar as temperaturas se elevam. Além disso, os ventos sopram de norte e transportam calor das áreas mais quentes para o interior do país, o que favorece ainda mais o aumento da temperatura.

A sensação de calor no início desta semana é bem vinda para a maior parte dos paulistanos, após mais de 20 dias sem que a temperatura alcançasse os 27°C. O frio predominou na capital paulista a partir do último dia 18 de maio, onde a máxima registrada foi de 27,5°C. No dia 19 de maio, com a entrada da primeira onda de frio de 2018, responsável por despencar as temperaturas, a máxima registrada já não passou de 22°C.

Há quanto tempo não é registrada uma temperatura tão elevada para um mês junho?

Os primeiros dias do mês de junho do ano passado também foram marcados por um calor fora de época, onde no dia 04, a máxima alcançou 28,2°C. Ao compararmos com os dados históricos oficiais do INMET, essa temperatura de 2017 ficou bem próxima da maior máxima registrada em um mês de junho. No dia 08 de junho de 1992, a máxima registrada foi de 28,8°C.

Como fica a previsão do tempo ao longo da semana?

O predomínio do sol e as temperaturas em elevação, pouco duram na capital paulista. O tempo muda com o avanço de uma frente fria, que vai garantir o aumento da nebulosidade e as primeiras pancadas de chuva já na tarde desta terça-feira (12). Mas é na quarta-feira (13), que as instabilidades ganham força, pois a frente fria chega na altura de São Paulo e garante um dia mais chuvoso, com potencial para temporais. Além disso, as temperaturas seguem em declínio, onde a máxima prevista é de 25°C.

Últimas notícias

Buscar notícias