Jornal do Tempo | Notícias

Quarta-feira de calorão no Sudeste

Quarta-feira de calorão no Sudeste já anunciando a chegada de uma frente fria que irá provocar temporais e diminuir as temperaturas a partir de quinta (11).

09/10/2018 16:45:00

Por: Redação Somar

No último final de semana uma massa de ar frio tomou conta de boa parte do Sudeste derrubando as temperaturas.

Hoje, nesta terça-feira(09), a sensação de frio já diminuiu bastante e o sol começa a aparecer elevando as temperaturas à tarde.

O grande destaque é para esta quarta-feira (10), a região Sudeste fica em situação pré-frontal – que antecede a chegada de uma frente fria, elevando ainda mais as temperaturas.

A combinação de calor e alta umidade são ingredientes perfeitos para os temporais. Há risco de temporais entre a tarde e a noite no Estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O que é uma frente fria e um pré-frontal
Pode parecer estranho uma frente fria aumentar as temperaturas, mas a explicação é algo bem simples. Uma frente fria ocorre quando uma massa de ar frio, que vem do sul, encontra com um ar mais quente e o empurra. A região onde as duas massas de ar se encontram é o que chamamos de frente fria.

Na parte dianteira de uma frente fria, também chamado de Pré-frontal, temos um acúmulo de calor e umidade e por conta disso as temperaturas aumentam e a umidade dá uma sensação de abafado.

Como o ar quente é menos denso do que o frio, a massa de ar frio serve como uma rampa, que levanta o ar quente e causa chuva. Depois da chuva, o domínio é da massa de ar frio e seco e então as temperaturas começam a cair e o tempo fica mais firme.

Previsão para os próximos dias
Após a passagem da frente fria, as temperaturas vão sofrer uma leve queda, pois a massa de ar frio não é muito intensa.

No Rio de Janeiro a máxima vai de 30°C na quarta para 27°C na quinta-feira.

Em São Paulo a queda é um pouco mais forte, indo de 27°C na quarta e caindo para 23°C na quinta-feira.

Depois até o final de semana a tendência é de aumento na temperatura, além da expectativa da chegada de uma nova frente fria que pode provocar chuva durante o fim de semana.

Últimas notícias

Buscar notícias