Jornal do Tempo | Notícias

12 de Outubro: Previsão para o feriado

O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, será de chuva em praticamente todo o Centro-Sul e no litoral nordestino.

10/10/2018 15:14:00

Por: Paula Nobre


Região Sul

No Sul do país, a sexta-feira começa com as instabilidades ganhando força na fronteira com o Uruguai, por conta da formação de uma região de baixa pressão na divisa do estado gaúcho com Argentina.

A chuva forte alcança o sul e o oeste do Estado no período da manhã, e até o final do dia a chuva se espalha por todo o Rio Grande do Sul.

Cuidado, essa chuva tem potencial para temporais, seguido de descargas elétricas e rajadas de vento de até 60km/h.

O tempo também fica instável entre Santa Catarina e Paraná, com chuva a partir da tarde, mas de fraca intensidade, intercalada com períodos de tempo firme.

A boa notícia é que as as temperaturas aumentam gradualmente durante o sábado e faz calor em Santa Catarina, Paraná e norte do Rio Grande do Sul.

Já no sul gaúcho, o excesso de nebulosidade e a entrada de uma massa de ar fria diminui os termômetros e mantém as temperaturas da tarde amenas.

No domingo, previsão de bastante chuva no leste paranaense, incluindo a Capital e frio predominando nos três estados sulistas.

Região Sudeste

Na Região Sudeste, a chuva diminui e há melhorias no tempo. Ainda ocorrem pancadas rápidas entre São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, que podem acontecer a qualquer hora do dia.

O tempo seco predomina entre o norte mineiro e o Espírito Santo, e garante uma tarde quente e ensolarada e aproveitável nas praias capixabas.

As temperaturas sobem um pouco em relação aos dias anteriores, faz calor, ainda que com tempo nublado na capital e litoral de São Paulo e por todo o Rio de Janeiro.

Já no domingo, o tempo muda e o destaque vai para queda acentuada nas temperaturas. Além disso, a chuva continua com os maiores acumulados e condição para temporais sendo registradas na faixa leste e interior de São Paulo.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o feriado conta com chuva entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido a formação de uma região de baixa pressão no Paraguai.

As pancadas no Mato Grosso do Sul, são mais fortes e acompanhada de descargas elétricas. Enquanto em quase todo o estado goiano, o sol predomina, sem condições de chuva e as temperaturas ficam elevadas, tornando o feriado aproveitável.

Região Nordeste

Já no Nordeste é o tempo firme com calorão que predomina. Não há condições de precipitação no interior da região e as temperaturas seguem elevadas.

No litoral leste, pancadas de chuva fraca ocorrem pela manhã entre o sul da Bahia e Pernambuco, mas logo o tempo abre, o sol predomina e as temperaturas sobem.

Região Norte

Na Região Norte as temperaturas seguem elevadas. Por ser uma região úmida, a sensação é de tempo abafado. Ainda há expectativa para pancada de chuva de intensidade moderada entre o Amazonas e Acre, porém sem risco para tempestades severas.

Últimas notícias

Buscar notícias