Jornal do Tempo | Notícias

São Paulo pode ter chuva forte às vésperas do feriado de Finados

Cerca de 28 árvores caíram na Capital paulista na quarta-feira (31), mas é somente hoje que passa uma frente fria provocando novos temporais.

01/11/2018 09:01:00

Por: Redação Somar

A capital paulista pode ter chuva forte novamente nesta quinta-feira (1), a exemplo do que ocorreu ontem (31). Segundo informações da Defesa Civil, ao menos 28 árvores caíram em São Paulo (SP) no final da tarde da quarta-feira. Uma delas atingiu uma banca de jornais na R. Maestro Cardim, no centro da cidade.

Este foi o resultado de ventos fortes que antecederam chegada da chuva: foram observadas rajadas de 63 km/h na Base aérea do Campo de Marte, na zona norte da cidade, e 57 km/h no Aeroporto de Congonhas, na zona sul.

A chuva mais pesada atingiu áreas do sul da Capital, mas os acumulados não foram tão expressivos. Foram 11 mm em Cidade Dutra, segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Outubro
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), apesar de 20 dias com chuva em 31 possíveis, a cidade de São Paulo registrou apenas 121 mm no mês de outubro (94% do normal para o mês).

Ou seja, mesmo com frequência de chuva acima do normal, o volume não ultrapassou a média. Já as tardes ficaram mais frias do que o normal em cerca de 0,7ºC – algo que não acontecia desde 2010, segundo o Instituto.

Previsão para os próximos dias
Nesta quinta-feira (1), ainda há condição para tempo abafado e máxima na casa dos 28ºC. A chuva vem com trovoadas e rajadas de vento no decorrer do dia e pode se prolongar, mais fraca, pela próxima noite e madrugada.

Assim, o feriado de Finados (2) também terá tempo instável, com chuvas alternadas a períodos de tempo nublado. Os ventos sopram de sul moderados e constantes durante a sexta-feira, o que diminui a sensação térmica. A máxima cai para algo em torno dos 22ºC à tarde.

No sábado (3), os períodos de melhoria aumentam e o sol volta a aparecer entre nuvens. Isso permite novamente a subida da temperatura. Porém, novas áreas de instabilidade formadas no interior do País avançam para a Região Metropolitana de São Paulo, trazendo novas pancadas entre tarde e noite.

No domingo (4), ainda há previsão de chuva isolada na região, que atinge uma ou outra cidade. O destaque é a temperatura, que cai um pouco mais na madrugada e também durante a noite, gerando sensação de frio para esta época do ano.

Últimas notícias

Buscar notícias