Jornal do Tempo | Notícias

Risco de chuva volumosa no litoral paulista

Áreas como a Grande São Paulo e Grande Rio, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e também serra fluminense terão muita chuva até o fim de semana.

04/01/2019 09:45:00

Por: Redação Somar

Uma frente fria avança a partir da sexta-feira (4) na costa da Região Sudeste, mas é uma área de baixa pressão atmosférica que se forma próximo ao litoral que vai trazer muita chuva entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo até o fim de semana. Os volumes acumulados previstos são altos, e assim há condição para transtornos em áreas de risco.

A chuva começa com ventania e trovoadas já na sexta-feira, e conforme o fim de semana passa, acontece a qualquer hora do dia entre São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A presença da chuva mais frequente durante o fim de semana ajuda a elevar os volumes, especialmente em áreas da Baixada Santista e litoral norte paulista. As últimas simulações indicam acumulados que podem superar os 200 mm neste período nestas áreas.

Chove também de forma expressiva no Vale do Paraíba – tanto o do estado de São Paulo, como no do Rio de Janeiro -, além da Grande São Paulo, Grande Rio, Serra da Mantiqueira e região da Serra fluminense. Dessa forma, a atenção terá que ser redobrada nas estradas na volta para casa, pois além das pistas estarem escorregadias, não se descartam eventuais deslizamentos de terra.

Temperatura diminui
Devido ao excesso de nebulosidade as temperaturas também baixam em relação aos dias anteriores.

Tempo firme na próxima semana
No domingo (6) a chuva vai diminuindo no estado paulista mais prossegue no fluminense. A próxima semana, no entanto, tende a ser de tempo mais aberto, muito quente e com pouca chuva nestas áreas.

Últimas notícias

Buscar notícias