Jornal do Tempo | Notícias

11/02/2019 09:14:00

Por: Redação Somar

A semana começa com cara de verão em grande parte do Estado de São Paulo, inclusive na capital paulista. O ar quente e úmido predomina, portanto, a previsão é para uma segunda-feira (11) de bons períodos de sol, calor e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A chuva ainda vem de forma isolada e passageira. Ou seja, pode chover em alguns bairros, e em outros não.

A grande mudança começa a partir de terça-feira (12) com a chegada de uma nova frente fria que se desloca do Sul para o Sudeste. Esta frente fria já provoca chuva mais intensa no Rio Grande do Sul e tende a aumentar a instabilidade por onde passar. A chegada deste sistema em São Paulo pode provocar temporais no decorrer da terça-feira, especialmente no sul e oeste do Estado, onde ficam concentrados também os maiores acumulados.

Chuva volumosa durante a semana
Durante a quarta-feira o tempo fica bastante instável na faixa leste de São Paulo – litoral, Região Metropolitana, capital paulista e Vale do Paraíba. Nestas áreas podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora e o volume de água previsto é alto.

Modelos meteorológicos indicam acumulados acima de 100 mm nestas áreas, o que potencializa o risco para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, os ventos devem ultrapassar os 70 km/h, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo.

Diminuição de temperatura
Outro destaque é a queda na temperatura após a passagem da frente fria, especialmente na faixa leste entre São Paulo e Rio de Janeiro, onde o céu fica mais nublado. A semana que começa com temperatura máxima em torno de 30 graus, pode registrar a partir de quinta-feira (14), máximas na casa dos 24 graus – representando mais uma vez, uma queda brusca nas temperaturas.

Últimas notícias

Buscar notícias