Jornal do Tempo | Notícias

Frente fria provocou granizo no Paraná e o mesmo deve acontecer no Sudeste

Pedras de gelo que caíram no norte paranaense eram do tamanho de uma laranja

26/08/2014 09:53:00

Por: Rafaela Vendramini


Uma frente fria, que se formou no Sul do país, chegou ao Paraná ontem. As nuvens de tempestade eram muito grandes, carregadas e dentro delas os ventos estavam fortes. Quando isso acontece, é normal a ocorrência de granizo, mas o que assustou os moradores desta região foi o tamanho das pedras de gelo, que pareciam uma laranja.

É normal a ocorrência de granizo durante tempestades, mas as pedras ficam cada vez maiores quando os ventos dentro das nuvens são intensos. “O sobe e desce do gelo faz com que ele aumente, é como uma cebola, que vai ganhando novas camadas”, explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, a frente fria chegou hoje ao Estado de São Paulo e o risco de granizo é menor do que ontem. Mas amanhã, quando este sistema chegar ao Rio de Janeiro, as simulações mostram grande potencial para o fenômeno.

Na quarta-feira o granizo deve atingir o norte do Rio de Janeiro, na divisa com o Espírito Santo e a zona da mata de Minas Gerais.

O granizo pode ser abrangente, pois essa frente fria gera várias nuvens alinhadas. “Normalmente uma nuvem de tempestade dura 30 minutos, mas a morte dela gera outras ao redor”, conclui Oliveira.

Últimas notícias

Buscar notícias