Jornal do Tempo | Notícias

Inverno se despede com temperaturas negativas no Sul, sensação térmica chegou aos -10ºC em Santa Catarina

Temporais voltam a atingir a região na quarta-feira

22/09/2014 08:11:00

Por: Aline Cardoso

Hoje é o último dia da estação mais fria do ano e o frio veio para se despedir nesta segunda-feira. A madrugada foi gelada sobre o Sul do país, especialmente na Serra catarinense. A temperatura chegou aos -2,2ºC em Urupema, mas a sensação térmica foi de arrepiar na região, fez apenas -10ºC segundo dados do Epagri/Ciram – Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina.

O frio também tomou conta do Rio Grande do Sul, mas a temperatura não chegou a ficar negativa. A mínima de hoje foi de 2,5ºC em São Joaquim e 2,6ºC em São José dos Ausentes. Já no Paraná, a menor temperatura foi vista em General Carneiro com apenas 3,4ºC, segundo o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

[*BTempo fica seco em grande parte da região Sul hoje, chuvas fortes retornam na quarta-feiraB*]

Fora o frio, a semana começa com tempo seco em grande parte dos três Estados do Sul do país devido a uma massa de ar mais seco que comanda o tempo por lá. De acordo com a Somar Meteorologia, deve chover muito fraco apenas no leste do Paraná (região de São José dos Pinhais) e norte de Santa Catarina (região de Caçador) por conta dos ventos úmidos que sopram do mar. A temperatura sobe durante à tarde de hoje e e garante o retorno do calor na região.

As chuvas retornam ao Sul do país na quarta-feira por causa de novas áreas de instabilidade que vão se formar entre a Região Sul, o norte da Argentina e o Paraguai. A Somar Meteorologia alerta para riscos de trovoadas já a partir da madrugada. As chuvas ficam mais intensas na faixa oeste dos três Estados.

Últimas notícias

Buscar notícias