Jornal do Tempo | Notícias

Alerta: chuva persistente em MG e ES deve causar transtornos

Volume de chuva vai passar dos 100mm até o fim do mês

27/10/2014 14:55:00

Por: Rafaela Vendramini


A estiagem de 2014 castiga o Estado de Minas Gerais, que tem 166 municípios em situação de emergência, todos por causa da seca. Somente em outubro 34 cidades entraram nesta lista, mas a última semana do mês será marcada pelo retorno das chuvas, que podem, inclusive, trazer transtornos para o norte mineiro e para o Espírito Santo. Nos próximos cinco dias deve chover em torno de 130mm nessa região.

Um volume de chuva tão alto praticamente não foi visto no norte mineiro neste ano. Na cidade de Pedra Azul, por exemplo, a previsão indica um acumulado em torno dos 80mm de hoje até o fim do mês, somado com o que já choveu, outubro deve terminar com acumulado em torno dos 90mm. Esse valor só foi observado em março no município.

No Espírito Santo, as chuvas fortes já trouxeram estragos no último domingo para Vitória. Foram registrados vários alagamentos pela cidade, o Hospital Estadual São Lucas, inaugurado há 45 dias, ficou tomado pela água. O mau tempo foi causa de seis cancelamentos de voos no aeroporto da capital capixaba e outras três aeronaves tiveram atraso de pelo menos duas horas.

A meteorologia alerta, a persistência da chuva ao longo desta semana entre Minas Gerais e Espírito Santo pode causar alagamentos, inundações e até mesmo deslizamentos de terra. No Estado capixaba não era prevista uma chuva tão forte desde dezembro de 2013, quando os temporais castigaram 78 municípios, afetaram mais de 60.000 pessoas e deixaram 24 mortos.

“Toda essa chuva será causada por um corredor de umidade, que vem da Amazônia e favorece o aumento de nuvens carregadas nesta semana e dura até o fim do mês”, explica a meteorologista da Somar Meteorologia, Graziella Gonçalves.

Últimas notícias

Buscar notícias