Jornal do Tempo | Notícias

Plantio de soja avança no Paraná, mas tempo seco já preocupa

Primeira semana de novembro terá chuvas mais generalizadas no Estado

30/10/2014 15:59:00

Por: Rafaela Vendramini


O tempo seco dos últimos 10 dias no Paraná fez com que o plantio de soja avançasse cerca de 10%. Nesta semana o valor plantado chega a 47% em todo o Estado. A falta de chuvas ajudou também na colheita do trigo paranaense, que alcança os 77%. Porém, os dias ensolarados e quentes fizeram a umidade do solo cair e o índice já está em torno de 30% na região de Maringá, sendo que o ideal é acima de 50%.

O alívio para os produtores vem aos poucos, mas a primeira metade de novembro promete ser chuvosa no Paraná. Já no fim de semana, a frente fria que está no Rio Grande do Sul avança e vai provocar chuva forte no oeste do Estado, em Foz do Iguaçu o acumulado de água nos próximos 15 dias será de 180mm.

Nas áreas mais ao norte essa chuva demora um pouco mais para chegar. Os temporais ganham força na próxima terça-feira, mas depois desta data o volume de água será elevado e pode passar dos 140mm até o dia 13 de novembro. Esse acumulado será suficiente para recuperar a umidade do solo e dar melhores condições para o desenvolvimento das lavouras.

O único problema com o excesso de chuva é que a colheita do trigo será paralisada. Condição preocupante, já que segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, 60% das lavouras estão na fase de maturação, ou seja, praticamente prontas para serem colhidas.

“Neste ano, o período de estiagem irá demorar a aparecer”, afirma o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira. A tendência é de chuva acima da média no Paraná, com acumulados acima de 150mm em todo o mês de novembro. Mas vale ressaltar que boa parte da chuva ficará concentrada na primeira quinzena do mês.

Últimas notícias

Buscar notícias